quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Godot e GameMaker - Engines incríveis

Boa noite, pessoal! Passando apenas para uma postagem rápida sobre as engines que estou estudando  para fazer meu novo game de terror/suspense. Aproveitando, segue um screenshot de como está ficando um dos cenários. Tá ficando com cara de jogo de terror! Ieeeêeehhh! Rsrs.

A Godot tem uma interface amigável para iniciantes, tem suporte a várias plataformas, utiliza o GDScript como linguagem de programação que é baseada em Python, mas tem suporte para C++/C# (que é a linguagem utilizada na Unity), tem suporte a 2D/3D e é totalmente free!

Para desenvolvedores indie, iniciantes e projetos mais enxutos é excelente. Como o meu jogo será todo em 2D, a engine tem recursos de sobra para me atender e estou gostando bastante de aprender a mexer na Godot.

Confesso que tentei começar pela Unity, pois é mais completa e uma das mais utilizadas pelos estúdios de games em geral, mas quando vi a "carinha" dela...bateu uma bad kkk pois ela tem uma interface nada amigável. Quando abri a Godot pela primeira vez, pensei: "que rápido e que visual clean!". Foi amor a primeira vista e como precisava aprender a programar o meu jogo, senti que foi uma escolha certa. Com pouco tempo de aprendizado já estou conseguindo fazer coisas bem legais!

Apesar de não ser tão grande como a Unity, a comunidade da Godot tem crescido bastante e tem muito material para ajudar com dúvidas. A cada nova versão, mais recursos são adicionados e bugs corrigidos. 

O GameMaker também me foi bastante recomendado e possui as mesmas qualidades da Godot, mas tem suas particularidades. Dizem que para iniciantes é ainda melhor que a Godot, dá para se aprender mais rápido nele. Porém é apenas para projetos em 2D, já a Godot dá para fazer jogos em 3D também. Outro lance é a tal da licença. Você pode criar seu jogo todo gratuitamente no GameMaker, porém se quiser exportar para publicar na Steam, Xbox e PlayStation, por exemplo, você vai precisar adquitir uma licença, mas não vejo isso como um problema. 

As licenças tem custo mensal (ou anual) e você pode comprar a licença depois que seu jogo estiver todo pronto e comprar apenas parar fazer essa etapa. O valor é bem acessível ($5,00 para exportar apenas para PC e $10 para exportar para PC e dispositivos móveis - lembrando que os preços e as formas de assinatura citados são para pagamento mensal vigentes em 08/2023).

Muita gente, quando se fala em GameMaker, acha que a engine é somente para principiantes e muito limitada. Não é bem assim. O GameMaker tem recursos incríveis e acredito que tudo que dá para fazer na Godot (em termos de jogos 2D) dá para se fazer nele. Então, não, não é somente para iniciantes. Dá para fazer coisas bem sofisticadas e complexas nele com uma interface mais amigável.

Pretendo estudar as duas e decidir qual será melhor para os meus projetos. Em outro momento volto aqui para dar outra opinião com base no que aprendi.

Recomendo demais essas duas engines para quem está começando na jornada de gamedev solo ou com uma equipe pequena. Lembrando que nem tudo são flores, mas se o escopo do seu jogo é pequeno ou médio, em 2D, posso apostar que provavelmente ambas as engines tem tudo que você vai precisar. Caso não, aí realmente seria o caso de pensar em engines mais robustas como a Unity.

No mais é isso pessoal, obrigada a todos pela visita!

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