domingo, 17 de fevereiro de 2013

Lula Abissal - de metal

Essa escultura foi feita na aula de "Escultura em Metal" que peguei como eletiva na faculdade. Muito legal diga-se de passagem! O objetivo da materia era produzir uma forma ( seja lá o que for ) usando uma chapa de metal de tamanho A1 ( aproximadamente ) de 3 mm ( acho ) de espessura.

Foi ministrada em um laboratório próprio com as máquinas e ferramentas adequadas. Achei que não iamos mexer direito nas máquinas, mas para minha surpresa o professor deixou a gente se virar com elas! ( com o devido acompanhamento e orientação, vale ressaltar ).

Bem...segue as imagens!


As formas do corpo foram feitas usando uma "tesoura" própria para cortar metal. Parece uma serra tico-tico menor e mais pesada ( elétrica de 220V ). Primeiro se marca a chapa, fazendo o desenho que você deseja "recortar" e depois recortamos. Depois foram envergadas em outra máquina.


Os tentáculos foram feitos em uma guilhotina enorme ( precisava-se pular, literalmente falando, para atingir a força necessária para cortar o metal ). Depois de prontos, eles foram soldados junto ao corpo em uma máquina de solda de ponto. As rebarbas foram tiradas no esmeril.



Eu usei dois parafusos para juntar as partes que ficaram móveis, o que dava movimento a figura. A figura está azul, porque para marcar onde furar e cortar, as marcações ficavam mais visiveis se a peça fosse pintada de outra cor. Essas manchas surgiram com a oxidação do metal com o tempo ( o que deu um charme a mais! haha ).

Eu não precisei nem passei em todas as ferramentas e máquinas. Não foi necessário.

Mas tá ai, foi uma matéria bem legal de fazer! Talvez no próximo semestre eu pegue escultura em pedra e madeira....parece ser bem legal também!

Segue algumas imagens de como ela está depois que passou algum tempo (sim, metal enferruja).



Até a próxima pessoal!