domingo, 4 de novembro de 2012

Brushes - o segredo de muita coisa!

E ai pessoal beleza? Então...resolvi fazer este post por que a pouco tempo descobri uma coisa que parece boba, mas fez uma diferença gigantesca nos meus trabalhos: BRUSHES.

Sim, brushes. Eles fazem toda a diferença. Pesquisando trabalhos de outros artistas, eu ficava "encafifada" tentando descobrir como o cara fez aquele efeito mega foda. E para a minha surpresa, depois de um breve teste eu descobri que muitos dos efeitos legais em pinturas digitais são apenas brushes personalizados. Só que ninguém mostra isso. Você apenas vê a pintura pronta e as vezes não tem ideia de como o cara fez....pra mim foi muito legal perceber esse detalhe ( que pode ser obvio para muitos, mas pra mim não foi ).

Na imagem abaixo dá pra perceber o que estou tentando explicar: usei um brush que peguei na internet e fiz um rápido teste de luz e sombra em uma "esfera". Foi bem rápido mesmo, não gastei mais que 2 minutos pra fazer. Variei apenas 3 tons de cinza com opacidade entre 5% e 50% ( uns brushes precisam de mais opacidade que outros para aparecer ).

Nas imagens tem uma amostra do brush ( de como é a forma dele ) e um teste de luz e sombra em uma "esfera". No exemplo acima não variei muito a opacidade, usei sempre opacidade 12% para os 3 tons usados. Deu pra notar como é fácil conseguir uma textura diferenciada usando apenas um brush? Abaixo tem outros exemplos de texturas legais que podemos conseguir com brushes:


Legal né? Fica a dica.....tem bilhares de brushes na internet, sem falar que podemos criar os nossos próprios...tudo é uma questão de experimentar e praticar.