quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Rig para manipulação - stop motion

E aí pessoal, tudo bem?

Pra não deixar isso aqui muito parado segue um "rig" que fiz esses dias para ajudar na manipulação de bonecos de stop motion. Bem simples mas eficiente.

Poderia ter feito em latão como fiz com os bonecos, mas somando o peso do próprio rig mais o peso do boneco, quanto mais leve ficar melhor. Neste caso o alumínio serviu melhor que o latão por ser bem mais leve (apesar de ser mais grosso).

Seguem algumas imagens:





Caso necessário podemos aumentar ou diminuir o tamanho do rig para ajudar na sustentação do boneco incluindo mais partes ou outros acessórios.




Algumas imagens já incluindo o esqueleto a ser manipulado:




O próximo passo é fazer alguns testes de animação e tentar incrementar o esqueleto adicionando enchimento, "pele", roupas, etc.

4 comentários:

  1. Bom dia. Saberias onde posso comprar um Rig? Preciso animar um boneco e estou tendo dificuldades. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Klaus! Aqui no Brasil é dificil achar essas coisas....por isso eu mesma decidi construir os bonecos e o rig. A única loja que conheço aqui no Brasil é a Melão Armaduras ( https://www.facebook.com/armaduras.melao ), não é muito barato mas fazem coisas de qualidade. Agora preço mais em conta só os importados.....e mesmo assim não é tão barato tb...ai tem várias lojas. Juntando o preço e o tempo pra chegar aqui....melhor construir.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Como você fez o arredondamento nas pontas das barras de alumínio? Com uma mini retífica?
    Muito massa seu trabalho! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Tudo bem Jota? Pode ser feito com uma dremel....mas eu fiz com uma furadeira simples. Basta prender a haste (pedaço já cortado no tamanho que você quer) de alumínio/ou latao no lugar da broca. Tente prender a furadeira em algum lugar, de alguma forma para que suas mãos fiquem livres para segurar a lima. Você liga e aperta aquele botão que mantem a furadeira ligada sem precisar ficar segurando o botão para deixar ela ligada. Ai enquanto a peça vai girando vc deixa a lima fixa em um ponto da haste que vc escolher ....a lima vai fazer um chanfro na haste. Depois desse chanfro feito....basta vc ir movimentando a lima na ponta para fazer a esfera. No mais estou a disposição para outras dúvidas! Obrigada pela visita e por comentar! :D

      Excluir