domingo, 14 de janeiro de 2018

Base para escultura - Busto

Resultado final - base para bustos - 1 1/4 e 3/4

E aí pessoal blz? Primeiramente, um ótimo 2018 para todos! Que este ano possa ser cheio de realizações e projetos para todos nós! Ano novo, novos planos ou pelo menos renovação da motivação dos antigos projetos ainda não concluídos ou não realizados!

Estou querendo iniciar na escultura para ajudar nos meus projetos de stop motion e começando a fazer uns exercícios senti falta de uma base para bustos, mas por sorte achei um tutorial muito bacana no youtube. Fiz baseado em um video do canal Claytrix que pertence ao Igor Gosling e ao Ricardo Junqueira. Para quem não conhece, recomendo! Pessoal muito humilde, bacana que trazem um conteúdo muito interessante sobre esculturas para todos, desde o iniciante ao praticante avançado. Segue o link para o tutorial com os devidos créditos:


Segue então, algumas fotos do resultado e do processo.

Material utilizado - medida sugerida no video - 3/4

Eu curto muito construir coisas para o meu próprio uso ao invés de comprar pronto. Isso claro, se for possível e estiver ao meu alcance fazer, mas eu curto bastante o processo de colocar a mão na massa e da ideia do "faça você mesmo". Não vou me prolongar muito nos detalhe, pois o video é muito completo. Vou apenas comentar algumas coisas que percebi ou modifiquei quando fiz a minha base ok?

De cima para baixo e da esquerda para a direita - flange/cano: 3/4 - 1 1/4 e 1 1/2

Eu resolvi fazer outros testes do mesmo tutorial com outras medidas. Comprei flanges de tamanhos diferentes com seus respectivos canos. As medidas de flange (e cano por consequência) foram: 3/4 (menor), 1 1/4 e 1 1/2 (maior). Uma dica: eu comprei apenas a tarraxa de 3/4. Quanto maior o cano maior o preço da tarraxa e essa peça fica relativamente cara em tamanhos maiores. Então a dica é: caso for usar um tamanho maior, peça na loja a ponta do cano que já tem a rosca, logo não precisará da tarraxa. Normalmente as lojas vendem qualquer tamanho de cano, logo não se importam se o cano vai ou não com a rosca.

Furos - prendi os parafusos de uma vez assim que fiz cada furo

No tutorial, foi instruído a prender bem a flange na base para furar. Confesso que deixei a desejar nessa parte. Na minha primeira tentativa os furos não ficaram no lugar que deveriam, o que gerou re-trabalho. Não perdi a peça mas perdi um pouco da centralização da flange na base. A dica então é: prender o parafuso de uma vez a cada furo efetuado. Desta forma não tive problemas para prender a peça no lugar a cada próximo furo feito. Tive a impressão que o processo, desta forma, ficou mais rápido (mas pode ser só impressão mesmo).

Bases: 15x15 - 20x20 - 30x30 (tudo em centímetros)

No video, se me lembro bem, foi usado uma base de 15cm x 15cm, particularmente acho pequeno, então resolvi usar uma 20cm x 20cm. Acima tem uma comparação de medidas, do topo para a base as medidas são de 15x15 (marrom - MDF cru), 20x20 e 30x30. O MDF branco (laminado) é melhor pois a massa não penetra no MDF facilitando a limpeza.

Resultado com as flanges/canos de 1 1/4 e 3/4 com o mesmo tamanho de base 20x20

Considerações finais: realmente foi um ótimo tutorial. Excelente custo benefício. O resultado final fica bem profissional, resistente e com uma construção bem sólida. O tamanho de 3/4 é o ideal, não fica muito grande e é bem resistente. O tamanho de 1 1/4 também é interessante, caso for fazer tamanhos 1:1, mas fica mais caro, porém dá para usar a dica que dei de comprar o cano já com a rosca, aí o custo sobe só um pouquinho. Todas as peças, com exceção das flanges, são fáceis de achar. As flanges, só achei on-line, mas confesso que não tive paciência para procurar muito. Fui em 2 lojas, não tinha, então comprei on-line (Walmart). O cano de 1 1/2 realmente é muito grande, quem sabe possa usar quando for fazer aquela peça galáctica rsrs (seeee eu algum dia fizer).

É isso então pessoal. A Claytrix possui outros tutoriais de bases em seu canal no youtube. O próximo que devo fazer é o de uma base giratória e uma base articulada. Posto o resultado assim que tiver feito. Obrigada a todos e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário