segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Escultura em pedra - Bereta B92

E ai pessoal blz?

Faz um tempo que fiquei de postar o resultado de uma matéria que fiz na faculdade: escultura em pedra. Foi muito legal! Nunca tinha mexido com esse tipo de escultura e deu para aprender bastante. 

Como era uma pedra pequena, fiz apenas um lado de uma pistola Bereta B92 (segue a pedra e a referência - hehe a pistola é de brinquedo só para esclarecer). Deu um efeito legal, como se a peça estive incrustada na pedra. Apesar de eu ter uma réplica, não a levei para a aula srsr. Imprimi algumas imagens em diversos ângulos e levei as impressões como referência.

Referência e resultado - peça seca

Outro ângulo - peça seca


O trabalho seguinte, depois de esculpir, seria passar cera e envernizar a peça para que a cor da pedra se mostre. Massssss fiquei com preguiça srs. Eu teria que passar pelo menos umas 5 camadas (ou mais) de cera e polir para que tivesse um resultado bacana. Esse tipo de pedra absorve a cera, só depois de um certo número de camadas é que ia começar a dar o efeito desejado. Lembrando que é necessário esperar uma camada secar para passar a outra.

Mas um jeito simples de ver como ficaria com ela polida e encerada é molhar a peça. Simples assim.

Peça molhada

Outro ângulo - peça molhada

Para fazer esse tipo de trabalho usamos formões. Usei apenas 2: um grande e um pequeno. Uma coisa importante: é altamente recomendável usar máscara de proteção no rosto para evitar ficar inalando o pó que sai da peça, além de usar, também, óculos de proteção (na hora de bater na peça, pequenos pedaços podem voar no seu olho com muita velocidade e machucar). 

Então não vacile ao fazer trabalhos como esse. Use os EPI's recomendados, são baratos e podem evitar muitos problemas sérios.

No mais, posso dizer que foi muito legal mexer com esse tipo de material. Não me lembro direito qual a pedra usada, mas acho que o nome era pedra talco (a pedra custou algo perto de R$10,00). Apesar de ser uma pedra, era fácil e "macia" para se trabalhar. Muito show! Recomendo a experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário